top of page
Buscar
  • Foto do escritorForBeer

Saiba quantos litros de água são necessários para produzir um de cerveja


Com a preocupação de economia dos recursos hídricos, reutilização é caminho para economia, a água é mais de 90% da matéria prima da bebida.

Mais de 90% da matéria prima da cerveja é água. Mas, além de um ingrediente, ela também é muito importante em outras etapas da fabricação da bebida. E consome-se muita água nas fábricas. Em uma grande cervejaria usa-se, em média, de 3 a 4 litros para cada litro da bebida produzido. Nas menores, pode chegar a 10.

Há cerca de 10 ou 15 anos uma grande cervejaria costumava usar de 5 a 6 litros de água para cada litro de cerveja produzida. Hoje, esse número já caiu consideravelmente, graças ao uso de tecnologia para reduzir esse desperdício. “As grandes cervejarias hoje usam de 3 a 4 litros de água”, comenta Arthur Matoso Morato Dias, mestre cervejeiro, consultor e professor do Science Of Beer Arthur Matoso.

Virtualmente, toda a água da cervejaria pode ser reaproveitada. Arthur explica que existem três tipos de águas na produção. Uma é a do produto, ou seja, aquela que faz parte da cerveja. Dessa sobra muito pouco, geralmente um pequeno resíduo que fica nos grãos após a mostura. Geralmente se reaproveitam as outras duas: a água do processo de produção e a água de utilidade.

A água usada no processo de produção é a mais simples de ser reutilizada, por não usar produtos químicos. É a utilizada para o resfriamento do mosto, para aquecimento das caldeiras a vapor e para a pasteurização, por exemplo. Se a cervejaria tiver capacidade para isso, pode armazenar toda essa água e reduzir o desperdício. “O ideal é sempre reutilizar a água para o mesmo fim”, explica.

Economia de energia

Além de reduzir a utilização de água, alguns processos podem também reduzir o consumo de energia. É o caso da água de resfriamento do mosto, que se usada na sequência para abastecer a caldeira e gerar vapor vai gerar essa economia, pois ela já sai quente após o resfriamento do mosto. “A caldeira vai ter que aquecer muito menos”, diz.

A água economizada poderá também ser destinada para a limpeza de equipamentos e da própria fábrica, que é a água de utilidade. Essa, no entanto, é justamente a mais difícil de ser reaproveitada. Por serem usados produtos químicos fortes para esse fim, é necessário que a cervejaria tenha uma estação de tratamento para poder reutilizá-la. Somente as grandes empresas conseguem reutilizá-la.

A Ambev, maior produtora de cervejas do país, já fez uma redução grande do desperdício. Sua meta para 2017 era de reduzir para 3,2 litros de água para cada litro de cerveja produzida, mas a empresa alcançou esse objetivo antes, em 2015. Para isso foram adotadas boas práticas, entre elas o reuso de água da lavagem de garrafas na higienização das caixas. Essa água de serviço também é tratada antes de ser devolvida à natureza.

Fonte: Globo.com

490 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page