top of page
Buscar
  • Foto do escritorForBeer

Ribeirão Preto e a Rota da Cerveja


Muito além do café e do tradicional chopinho "bem tirado" do Pinguim, Ribeirão Preto é também um consolidado polo cervejeiro ao noroeste de São Paulo. Do alto de seus 660 mil habitantes, a cidade conta hoje com cinco cervejarias artesanais de produção local, uma boa gama de bares/empório e dois grandes eventos anuais dedicados à cultura cervejeira, IPA Day e Slow Brew.


Graças a sua vasta oferta de hotéis, restaurantes e modernos Shopping Centers, o visitante poderá desfrutar de uma boa estadia ao encontrar uma cidade amigável com amplas avenidas e relativa facilidade de locomoção. O roteiro aqui apresentado pode ser feito num período de dois a três dias, incluindo o sábado, desde que se planeje bem a hora das visitas e o tempo de permanência em cada um dos lugares.


CERVEJARIA INVICTA


Excelente opção para o almoço, aqui você encontrará comida gostosa em bufê livre por um valor fixo de 20 reais. Entretanto, quem pensa em degustar uma ampla variedade de chopes da casa, fatalmente irá se decepcionar. Aparentemente, o local possui apenas 3 torneiras, sendo uma delas permanentemente dedicada ao chope pilsen normalzinho. No dia que lá estive havia ainda a weiss Anunciação e a excêntrica Damiana. Nenhuma das três parecia estar muito fresca. Assim, quem quiser provar outros sabores será obrigado a partir para as garrafas.


Além dos rótulos da casa, há também uma boa disponibilidade de garrafas da cervejaria 2Cabeças (que produz ali de forma terceirizada), além de algumas dezenas de opções nacionais e importadas. De dentro do salão é possível ver os tanques da cervejaria. Já visitas guiadas precisam ser combinadas com antecedência no local. A dica é aproveitar a hora do almoço para agendar a visita guiada para a noite.


CERVEJARIA COLORADO


Provavelmente a mais conhecida cervejaria artesanal do Brasil, a Colorado foi recentemente adquirida pela Ambev. Apesar disso, até o presente momento nada mudou em relação ao esquema de visitas guiadas. Para agendar é preciso entrar no site oficial e preencher um formulários com até uma semana de antecedência. Por um valor de 20 reais por pessoa, as visitas acontecem em grupo, somente aos sábados de manhã, com início às 10:45 e duração de aproximadamente duas horas.


Num primeiro momento o grupo de visitantes é conduzido para dentro de uma pequena sala, onde, em pé, escuta uma pequena palestra contando um pouco sobre a história da cervejaria, método de produção, insumos utilizados nas receitas e medalhas ganhas em concursos. Depois disso abre-se a porta de acesso ao piso dos tanques e equipamentos onde são dadas informações técnicas sobre a rotina de produção. O visitante pode tirar fotos e circular pelo espaço com desenvoltura. Na sequência todos descem para o piso inferior para observar as máquinas de envase e rotulação.


Finalmente é chegada a hora de provar as cervejas e um copinho oficial da Colorado é dado a cada um dos visitantes. Entretanto, quem espera tomar chopes fresquinhos direto dos tanques de maturação irá se desapontar. Apesar de ser bastante generosa, a degustação é feita com unidades engarrafadas que vão rodando e servindo cada um dos participantes. A sequência inclui Cauim, Appia, Indica, Demoiselle e Vixnu. Tudo isso acontece de maneira informal na garagem da cervejaria. Enquanto isso, uma lojinha improvisada sobre uma mesa de canto oferece um limitado número de itens como garrafas, mini engradados, copos e bonés. Agora, quem estiver interessado em comprar alguma coisa é melhor se apressar, pois os produtos mais cobiçados acabam rápido e não adianta pedir reposição: quem pegou pegou, quem não pegou não pega mais! O único souvenir garantido é o copinho que fica com você.


CERVEJARIA LUND


Menos conhecida que as duas anteriores, a Lund produz uma interessante linha de rótulos passando por estilos, Pilsen, Munich Dunkel, Weiss, Witbier, Pale Ale, além de eventualmente fazer algumas sazonais. Também é lá que são produzidas as receitas autorais da cervejaria "cigana" Suméria.


Localizada bem ao lado do Novo Mercadão Cidade, ela fica aberta o dia todo, porém só aos sábados à partir das 15 horas abre seu espaço com mesas (que fica no andar superior) para a degustação pública dos chopes da casa. Agora, se você quiser comprar garrafas pra levar ou até mesmo tomar uma em pé, no balcão, pode chegar a qualquer hora que será muito bem recebido pelos funcionários extremamente simpáticos. No dia que estive lá pude observar os tanques e equipamentos todos instalados no meio do recinto. Porém fiquei sabendo que a parte da fábrica estava sendo ampliada e transferida para um outro lugar. A intenção é fazer do prédio atual uma espécie de showroom da cervejaria com uma loja oficial e - claro - manter o espaço dedicado à degustação de chopes aos sábados.


WEIRD BARREL BREWING CO.


A Weird Barrel é uma jovem cervejaria fundada em 2014 pelo mestre cervejeiro João Becker e o sommelier Rafael Moschetta - ambos ex-profissionais da Colorado. Com temática pirata, a cervejaria inaugurou seu primeiro Brewpub em abril último. A linha dedicada a ales inclui 7 chopes distintos com eventuais produções sazonais. O destaque fica para a Naughty GROG, uma Black IPA de 7.8% ABV e 45 IBU envelhecida em barril de rum. A receita foi medalha de ouro no Modial de La Bière 2015.


O cardápio inclui ainda drinks à base de cerveja e rum, bem como comidas " brutas" tais como a costelinha de leitão braseada na cerveja preta e mostarda. Bastante temático, o ambiente é ao mesmo tempo rústico e acolhedor com decoração sugestiva, meia-luz e ótimo atendimento. Anexo ao salão, há uma pia com torneira de água filtrada liberada para quem deseja se hidratar entre um gole e outro. Também é possível observar os equipamentos da cervejaria através de uma pequena janelinha.


A linguagem utilizada pela cervejaria também é um atrativo à parte. Tanto na parte de comunicação visual quanto nas redes sociais, uma espécie de grosseria bem-humorada no melhor estilo pirata se refere ao próprio local como "espelunca" e conclama todos os "vagabundos" a comparecerem. Um barato!


O local funciona de terça à sábado, das 6 da tarde até a 1 da manhã. Domingo abre mais cedo, à partir das 14 horas e fecha às 22. Para saber quais chopes estão engatados, a dica é entrar na página da cervejaria no Facebook. Todos os dias eles atualizam a foto de capa informando o que está disponível e o que acabou. Por enquanto não há uma linha engarrafada.


CERVEJARIA WALFÄNGER


Localizada no distrito de Bonfim Paulista, cerca de 5 Km de Ribeirão, a Walfänger é um restaurante/cervejaria dedicada a estilos alemães. São 3 chopes fresquíssimos direto dos tanques de maturação, Pilsen, Weiss e Doppelbock. Bastante recente, o local foi inaugurado no último dia 19 de junho. Além dos chopes a casa conta com cardápio de comidas, incluindo petiscos, burgers, saladas e pratos típicos alemães. Também é possível comprar versões engarrafadas de cada cerveja. De quarta à sexta o serviço começa às 18 horas; sábado, à partir das 16. Aos domingos o local abre para o almoço.


Para não pegar fila recomenda-se chegar cedo, já que a casa tem enchido rápido.


Fonte: Brejas


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page