Buscar
  • ForBeer

MinduBier lança Oke Arô! com o sommelier Dan Morais


A cervejaria baiana MinduBier acaba de lançar a Sour "Oke Arô!", feita com Maracujá do Mato e Fava de aridan (ewe orisa), uma colaborativa com o sommelier e chef Dan Morais. A receita leva uma base de maracujá-do-mato, insumo típico da caatinga, fruta nativa do semiárido nordestino, encontrada em abundância em várias cidades do interior baiano.


No preparo foi retirada a polpa da fruta não processada, com sementes e sem conservantes. Já a fava de aridan, fruto sagrado "ewé orixá" dos rituais das religiões de matriz africana, foi adicionada à Sour com a finalidade de trazer um gosto mais caramelado, com uma pegada leve de frutas secas, vindo para complementar o dulçor, dando um toque de complexidade que a cerveja propõe. Uma Sour bem carbonatada, frisante, levemente ácida que vem com uma pegada mais frutada e refrescante.


O sommelier Dan Morais comenta:

"Essa mistura de frutos típicos do Brasil e da África acaba sendo uma singela homenagem a tudo que representa nossa cultura. Estava mais que na hora de trazer essa pluralidade de sabores aos rótulos de cervejas especiais."


O nome Oke Arô é uma saudação a Oxossí, orixá que representa o conhecimento e as florestas. Exímio caçador, tem como símbolo seu arco e flecha, com rabo de pavão. Dan, por sua vez, ressalta:


"Os frutos da receita relacionam-se diretamente ao Orixá, ou seja, a Sour é um reconhecimento das belezas e maravilhas produzidas em nossa biodiversidade."


A cerveja estará disponível em garrafas de 500ml e em barril de chope.


André Mendonça, sócio-diretor da Mindu, afirma:

"Essa collab mostra nossa regionalidade e toda baianidade característica das cervejas produzidas pela Mindu."


Fonte: Revista Beer Art / Notícias RSS

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo