top of page
Buscar
  • Foto do escritorForBeer

Linha Classic Styles da Dádiva ganha Dry Stout


A Classic Styles, da Cervejaria Dádiva, linha de "cervejas feitas com receitas tradicionais, simples e bem executadas", ganha neste mês uma nova integrante, a Dry Stout. Um dos estilos irlandeses mais clássicos, a Dry Stout é uma cerveja seca, com baixo teor alcoólico e alta drinkability. Com malte torrado em primeiro plano, ela remete a café tanto no aroma quanto no sabor. Não tem características de dulçor.

A Dry Stout da linha Classic Styles da Dádiva tem 4,2% de teor alcoólico. Indica-se servi-la entre 4°C e 8°C. Assim como o restante da linha, ela vem em lata de 310ml. A harmonização "histórica" é com ostras. Vai bem também com embutidos e pratos apimentados. Está disponível em bares, empórios e sites que atendem todo o país.

Quem acompanha o estimulante universo da cerveja sabe que "o céu é o limite" e quanto os amantes da bebida estão sempre em uma busca incessante por inovações: misturas de ingredientes em combinações inusitadas, ousadia nas receitas e técnicas complexas. O clássico, porém, sempre será clássico e nunca abandonou a geladeira e os copos do cervejeiro que, entre uma novidade e outra, garimpa, também, receitas tradicionais bem executadas. Nem sempre essa busca é bem-sucedida.

É comum, por exemplo, o mercado anunciar o lançamento de uma variação de Berliner Weisse com frutas. Mas, com que frequência encontramos nas prateleiras de bares e empórios especializados uma receita clássica do estilo, sem adjuntos?

Para quem sente falta de cervejas clássicas ocupando as prateleiras dos empórios especializados em cerveja, é que a cervejaria Dádiva lançou recentemente a linha Classic Styles, que já conta com cinco rótulos: as clássicas Irish Red Ale, Berliner Weisse, English Pale Ale, Altbier e a German Pils.

Victor Marinho, sócio e mestre cervejeiro da Dádiva, afirma:

"Brincar com receitas e testar processos de produção é algo que todo cervejeiro quer (e deve) fazer. Mas produzir uma cerveja clássica de qualidade, destacando o melhor de cada estilo, também é desafiador. Temos, hoje, uma variedade grande de cervejas inusitadas no mercado. Nós mesmos produzimos diversas delas e é muito bacana. Mas, não podemos esquecer da qualidade das tradicionais e de como é bom encontrar uma cerveja tradicional, gostosa, leve e direta."

Outras cervejas que compõem a linha

Confira a descrição feita pela Cervejaria Dádiva para cada uma:

Irish Red Ale

A Irish Red Ale da linha Classic Styles da cervejaria Dádiva tem 4,2% de teor alcoólico e coloração cobre/avermelhada. É uma cerveja equilibrada, com final seco e que traz, em primeiro plano, aromas e sabores da base de maltes que remetem a caramelo e sutil tosta. Lúpulos ingleses conferem a ela um leve toque terroso. Aconselha-se servi-la entre 5°C e 7°C. Ela acompanha carnes vermelhas assadas e cogumelos salteados.

Berliner Weisse

A Berliner Weisse, como seria esperado, vem em receita sem fervura ou adjuntos. Uma cerveja rústica, de baixo teor alcóolico (3,4% ABV), coloração amarelo palha e levemente turva. Ela traz leve acidez e, ao final, percebe-se um toque cítrico e suavemente lático. Aconselha-se servi-la entre 4°C e 8°C. Harmoniza com: saladas com molhos cítricos e sorbet de limão.

English Pale Ale

A Dádiva Classic Styles English Pale Ale tem aroma de notas levemente frutadas e o adocicado do malte. Essa cerveja de 5,4% de teor alcoólico tem um toque maltado no sabor, e um leve frutado no aroma. Como um bom clássico do estilo, o amargor dos lúpulos ingleses trazem notas terrosas à cerveja que tem um final seco e crisp. A cor âmbar e cristalina dá um belo toque final! Para produzir esta cerveja, of course, a Dádiva utilizou os lúpulos ingleses Challanger e East Kent Goldings que dão notas terrosas. Aconselha-se servi-la entre 5°C e 7°C. Harmoniza com: fish and chips, kebab de falafel ou de carne.

Altbier

Altbier é um estilo alemão, tradicional de Düsseldorf, que apresenta coloração acobreada e equilibra, no aroma e no sabor, o amargor dos lúpulos alemães (herbais e condimentados) com as características do malte, que remetem a grãos, biscoito e um toque de nozes. A Altbier da Dádiva possui 5,3% de teor alcoólico e harmoniza com einsbein, o tradicional joelho de porco alemão. Recomenda-se que seja servida entre 4°C e 8°C.

German Pils

Bastante leve e de coloração dourada, a versão alemã da Pils Tcheca tem corpo mais baixo, final crisp e um amargor mais acentuado. O lúpulo hersbrucker tem notas levemente frutadas e herbais, o que aumentam muito o drinkability e a torna bem refrescante. Ela possui 5,2% de teor alcoólico e combina muito bem com pretzel, pratos alemães como eisbein, mettwurst e brattwurst. Aconselha-se serví-la entre 4°C e 8°C.

Fonte: Notícias RSS / Revista Beerart.com

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page