Buscar
  • Fischer Comunicação

Infográfico: O perfil das cervejarias independentes segundo o censo cervejeiro


O Brasil recentemente passou de mil cervejarias, assistindo a um crescimento vertiginoso do mercado de artesanais e independentes nos últimos anos. O crescimento foi tão grande, espontâneo e – por que não? – inesperado que, de maneira geral, pouco se sabia a respeito dessas empresas. No entanto, um trabalho recente chegou para mudar esse cenário: o 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras.


Encabeçado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e pelo Sebrae, o censo cervejeiro foi divulgado em outubro e buscou traçar um mapa das cervejarias independentes brasileiras, detalhando tanto o perfil do mercado como aprofundando questões econômicas.


A pesquisa trouxe algumas considerações importantes, como a percepção de que 28% das cervejarias independentes estão tendo lucro neste ano, enquanto uma parcela significativa, de 22%, revelaram ter prejuízo.


Realizada entre abril e maio de 2019, a pesquisa contou com 486 respondentes, entre representantes de fábricas, marcas ciganas (que terceirizam a produção) e brewpubs.


Para facilitar a compreensão desses importantes dados, o Guia fez um infográfico reunindo os principais aspectos revelados pelo estudo, que nos ajuda a entender melhor quem são as cervejarias brasileiras. Confira a seguir:



0 visualização
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza