top of page
Buscar
  • Foto do escritorForBeer

Em lata, Cruls Gose Alecrim & Tomate


A cervejaria Cruls, de Santa Maria/DF, lança nesta terça-feira (9/3) a lata da Gose Alecrim e Tomate, cerveja que já conquistou três premiações, duas nacionais e uma internacional. Esta é a primeira vez que essa cerveja é envasada em lata – até então, só, esteve disponível sob o formato de chope.

O estilo Gose é um clássico da escola cervejeira alemã e é conhecido por ser uma cerveja clara, ácida e suavemente salgada. Além da adição de sal, a versão elaborada pela Cruls passa por infusão de alecrim e tomate, algo que confere mais camadas de aroma e sabor à cerveja.

Apesar do lançamento sob um novo formato de envase, a GAT é uma velha conhecida do público cervejeiro do DF e de competições Brasil afora. Essa cerveja ganhou dois bronzes na Copa Cerveja Brasil em 2018 e 2019, competição nacional, e ouro na Indie Beer Cup em 2020, concurso internacional.

Marcos de Paula, gerente de qualidade e inovação da Cruls, conta que levar essa cerveja para lata foi um grande desafio em termos de processos de produção:

“A nossa Gose ficou muito conhecida pelo público do DF em eventos cervejeiros. Nós fazíamos a infusão da cerveja com sal, alecrim e tomate ali na hora. Para esse lançamento em lata, tivemos que sair desse processo bastante manual, quase caseiro, e escalonar tudo para um tanque de 1 mil litros. Houve bastante estudo para garantir que um bom resultado fosse atingido e estamos bem satisfeitos com esse primeiro lote em lata.”

Marcos diz ainda que a GAT é uma cerveja versátil e que alia diferentes características graças aos ingredientes utilizados na receita:

“Estamos falando de uma cerveja de base ácida. O alecrim traz uma nota de frescor, o tomate contribui com um ligeiro dulçor e o sal amarra tudo isso. Eu diria que tem uma sinergia bem interessante entre esses ingredientes, que entregam acidez, dulçor, frescor e leve salgado.”

Cerveja clara, ácida, pouco alcoólica (4,8%), com adição de sal e infusão de alecrim e tomate, com amargor de 6 IBUs, a Gose Alecrim e Tomate é a interpretação da Cruls para o estilo alemão Gose, que remete a características sensoriais que lembram sal ou sementes de coentro. Traz aroma de alecrim e tomate e, na boca, o sabor gerado pela infusão dos dois ingredientes é intensificado pelo toque suavemente salgado. O conjunto é arredondado pela acidez moderada e alta carbonatação da cerveja.

PREMIAÇÕES

· Bronze na Copa Cerveja Brasil 2018

· Bronze na Copa Cerveja Brasil 2019

· Ouro na Indie Beer Cup 2020

A cerveja está disponível no site da Cruls

Fonte: Noticias RSS / Revistabeerart.com

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page