Buscar
  • ForBeer

Cruls lança 2 novas cervejas experimentais

Novidades da marca do Distrito Federal, CXP05 é uma Witbier e CXP06, a 'Tropical & Dank IPA'



A cervejaria Cruls, de Santa Maria (Distrito Federal), lançou nesta terça-feira (11 de maio) dois rótulos inéditos da série de cervejas experimentais CXP. Com 5,2% de teor alcoólico e amargor de 9 IBUs, CXP05 é uma Witbier com adições de casca e suco de laranja, sementes de coentro e do lúpulo japonês Sorachi Ace. Com 6,5% de teor alcoólico e amargor de 65 IBUs, CXP06, uma Tropical & Dank IPA que recebe doses generosas dos lúpulos Strata, African Queen e Columbus.

Os dois lançamentos são parte do laboratório de inovação da cervejaria: a CXP é formada por cervejas de lotes exclusivos, produzidos uma única vez. Para Marcos de Paula, gerente de qualidade e inovação da Cruls, os dois novos rótulos da série representam o clássico e o moderno do mundo das cervejas artesanais:

“Witbier é um estilo é consagrado da clássica escola cervejeira belga. Para elaboração da CXP05, fizemos uma pesquisa extensa de exemplares disponíveis no mercado e, na nossa versão, conseguimos unir o frescor proveniente da laranja, do coentro, do lúpulo Sorachi Ace com as notas vindas da própria fermentação, característica que acaba sendo a base da escola belga. É uma cerveja leve, bem refrescante e equilibrada que vai agradar ao público em geral.”


Ao explicar mais detalhes da CXP06 Tropical & Dank IPA, Marcos afirma que, até hoje, é a cerveja da Cruls que mais recebeu adições de lúpulo, planta que atribui amargor ao conjunto, além de aromas e sabores diversos que dependem das variedades utilizadas desta matéria prima:

“A CXP06 já é uma cerveja mais moderna e que usa lúpulos inovadores como o sulafricano African Queen e o estadunidense Strata. Este último já faz sucesso há algum tempo no exterior, mas só em um passado mais recente tem aparecido com maior disponibilidade por aqui. Trata-se de uma IPA com muitas características de frutas tropicais, muitas notas 'dank' (aspecto que costuma ser lido sensorialmente como algo resinoso/canábico), e também outras camadas que remetem a frutas silvestres.”

Onde encontrar

Em lata 473ml, as duas cervejas estão disponíveis no site da Cruls para entregas em todo DF, Luziânia e Valparaíso e envios para todo Brasil. Ambas estarão também em lojas e bares especializados.

As cervejas anteriores da série:

  • CXP01 Belgian IPA

  • CXP02 New England IPA Citra & Sabro

  • CXP03 American Imperial Stout

  • CXP03.1 American Imperial Stout Rum e Carvalho Francês

  • CXP04 West Coast IPA

Fonte: Noticias RSS / Revistabeer.com

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo