Buscar
  • ForBeer

Cervejarias Cruls e Infected lançam colaborativa


Marcas do Distrito Federal e de São Paulo apresentam a Juicy IPA Retina Araçá


As cervejarias Cruls, de Santa Maria/DF, e Infected Brewing, de Santos/SP, lançam a cerveja Retina Araçá, uma Juicy IPA com adições de abacaxi e araçá. O nome “retina” foi inspirado pelo próprio araçá, fruta típica do Cerrado e que significa “planta que tem olhos” em tupi.


Marcos de Paula, gerente de qualidade e inovação da Cruls, conta que, por conta da pandemia, a concepção e a produção da cerveja se deram de forma bastante particular àquilo que tradicionalmente acontece em cervejas colaborativas:


“Acabamos tendo que definir processos de forma virtual, seja em reuniões ou em aplicativos de mensagens, tudo à distância, eles lá, nós aqui.”


João Paulo Magalhães, sócio e cervejeiro da Infected, lembra que o plano inicial era que a equipe santista viesse ao DF para acompanhar a produção, mas que, apesar da distância, tudo correu bem.


“Nós alinhamos bem a base de malte, a lupulagem, o processo como um todo. Na hora de escolher as frutas, já tínhamos trabalhado com abacaxi em outras cervejas e ele funcionou bem como uma base para o araçá”, explica JP, ao contar que ainda não tinha visto araçá sendo aplicado em receitas de cerveja.


Sobre a fruta que dá nome à cerveja, Marcos conta ainda que se trata de uma matéria prima que é extraída de forma sustentável, sazonal e em quantidades reduzidas, outra razão para a mistura com o abacaxi.


“A base (de abacaxi) está disponível e maior abundância, então foi uma fruta que acabou abraçando o araçá e dando uma complexidade interessante. Fizemos vários testes com diferentes frutas na Cruls e o araçá foi a que mais agradou.”


JP destaca que a qualidade da matéria-prima é fundamental na hora de misturar fruta e cerveja:


“Ter bons fornecedores é primordial para que não haja muita alteração no produto final. É importante pensar em todas as etapas da produção, como lupulagem, qual cepa de levedura utilizar, etc, para usar frutas de forma mais ousada e ter um produto diferente no mercado.”



A cerveja

A Retina Araçá é uma Juicy IPA com adição de abacaxi e araçá feita de forma colaborativa pelas cervejarias Cruls (DF) e Infected (SP). Toda potência já esperada de uma IPA é intensificada pelo acréscimo das frutas, responsáveis por notas tropicais e suave acidez. O rótulo é uma referência ao significado de araçá em tupi: fruta que tem olhos.

"A partir da retina, é possível ter um olhar diferente das coisas, imaginar combinações impossíveis até aquele momento. A Retina Araçá traz uma ótica desconstruída de cerveja e fruta, junção sem precedentes. Sabores e aromas em harmonia trazendo uma singularidade que até então estava apenas em pensamentos."


A ficha técnica


Cruls/Infected Retina Araçá Juicy IPA com abacaxi e araçá

8% de teor alcoólico, amargor de 89 IBUs, lata de 473ml

Disponível no site da Cruls e em pontos de venda especializados do Brasil crulscervejaria.com.br/loja


Fonte: Notícias RSS / Revistabeerart.com

9 visualizações0 comentário