top of page
Buscar
  • Foto do escritorForBeer

Cervejaria 040 apresenta novos rótulos

Marca mineira, inspirada em esportes de aventura, amplia linha e expande produção



A Cervejaria 040, localizada no Jardim Canadá, em Nova Lima (MG), polo de cervejas artesanais, passou por uma intensa reformulação da sua identidade e reposicionamento no mercado.


Sidney Dias, um dos sócios da cervejaria, conta:

“Aproveitamos os meses de pandemia, onde o comércio esteve fechado, para estudar nosso público, reformular nossas ações, entender onde queremos atuar e com isso, acabamos mudando toda nossa identidade visual.”


Para esse diagnóstico contrataram o profissional Louis Burlamarqui para fazer uma leitura da cervejaria e um plano de negócios para o futuro.


A Cervejaria 040 sempre esteve próxima aos esportes de aventura, principalmente o Mountain Bike, seja pelo histórico de seus sócios ou pela localização da fábrica em um dos municípios de maior tradição do esporte no Brasil. E nesse novo posicionamento da marca, ficou evidente que a empresa quer estar mais próxima desses esportes. Com isso, toda a marca foi refeita para se identificar com esse público. Com o slogan, “Um jeito de Viver”, a 040 vai se dedicar a esses públicos: Mountain Bike , Skate , Escalada , Paraglider , Beach Tenis , Futmesa, seja como patrocinador oficial ou apoiador.


O sócio André Horta explica:

“Nosso propósito é conectar emoções positivas em momentos marcantes da vida, então, os esportes passam a ser nosso mercado principal, mas, é claro que queremos estar juntos das pessoasem todos esses momentos, seja no esporte ou não.”


Os nomes das cervejas remetem ao universo das mountain bikes e o lançamento mais recente, por exemplo, é uma colaborativa desenvolvida com o ícone das competições de Mountain Bike, o Brou, cujo nome é#NQSF - Ninguém quer ser Feio, bordão este que remete ao fato de que todos tem que se dedicar aos treinos para não decepcionar nas trilhas. É uma cerveja leve, refrescante, fácil de beber. Uma session IPA de coloração amarelo claro, com notas de tangerina para todos os momentos de superação e brutalidade.


Os nomes são inusitados:

  • MTB – Mountain Bike (Premium Lager – é uma modalidade de ciclismo)

  • XCO – Mountain Bike Cross Country (PilsenExport – é a modalidade adotada nos Jogos Olímpicos)

  • 27 Voltas (American Brown Ale – é uma trilha em Honório Bicalho, com trechos técnicos e desafiadores)

  • Jacu Encantado (Pale Ale – também o nome de uma trilha no município de Glaura)

  • QOM – Queen Of Mountain (Session IPA - a gíria Queen of Mountain (QOM) representa a atleta feminina que faz o tempo mais rápido em determinado trecho do percurso e, por isso, se destaca pela performance).


A Cervejaria 040 passa a ter sete estilos em seu portfólio: Premium Lager, Pilsen Export, Pale Ale, IPA, Brown Ale, Session IPA e uma Session IPA com tangerina. São estilos básicos, mas, que possuem alto volume de venda na cadeia de artesanais.


Até o final deste ano, a expectativa é de que a cervejaria opere com a capacidade de até 40 mil litros/mês, com aumento da fábrica, nova identidade e expansão da área comercial.


NASCIMENTO DA CERVEJARIA 040

Os sócios, Sidney Dias e André Horta, resolveram fazer o curso de Tecnologia Cervejeira e com isso, assumiram uma pequena planta fabril no Vale do Sol, em Nova Lima. Com um ano a frente dessa fábrica e estudando as dificuldades e oportunidades em se ter uma cervejaria, decidiram abandonar as antigas carreiras e se dedicar ao novo negócio. Em novembro de 2018 se mudaram para a atual fábrica no Jardim Canadá que se encontra em amplo crescimento.

Fonte: Revista Beer Art

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page